Antiqua Rugby Clube, time de Pelotas.
Porque escolher o Rugby, esporte pouco conhecido no Brasil atualmente?
- Por assistir algumas vezes na televisão e achar interessante a dinâmica, a disciplina e espírito de equipe existente no jogo.
Como foi sua primeira experiência com o esporte?
- No começo foi um pouco complicado, pois envolve muitas regras. Demora algum tempo para se acostumar com o esporte, mas com estudo e dedicação se aprende tranquilamente as regras.
Você acha que com o aumento de praticantes no Brasil o esporte tende a crescer e aumentar a sua populariedade no País, assim como em outros países do mundo?
- Não é questão de achar: o rugby é atualmente o esporte coletivo que tem o maior índice de novos praticantes em todo o Brasil (especialmente no RS) e no mundo. O Rio Grande do Sul tem o terceiro maior número de praticantes do esporte.
A copa do mundo de rugby de 2007 (a última realizada) foi o terceiro maior evento esportivo transmitido pela televisão na história.
O esporte exige mais força ou mais técnica? Existe algum porte físico mais adequado para a prática?
- Ele exige ambos, dependendo principalmente da posição do jogador, mas basicamente todos os 15 jogadores tem que ter força e técnica. No rugby amador, não existe limitações quanto ao porte físico. Ao contrário do futebol e a maioria dos esportes coletivos, o rugby necessita de jogadores mais pesados (porém em forma), para formações decorrentes de infrações. Já no rugby profissional um bom porte físico traz muitas vantagens. Para a prática do esporte, tanto amador como profissional, é essencial manter um bom condicionamento físico, principalmente com o auxílio de academia.
O que você acha quanto à imagem de 'esporte violento' que o Rugby passa para a maioria das pessoas?
- Talvez seja um preconceito por julgar um esporte apenas por ver alguns lances do jogo. Violência é um ato de covardia, tal como agredir um adversário com más intençõs. O rugby constitui-se por ser um esporte de contato, porém existe algo primordial no jogo que é a lealdade. Existem regras importantes quanto a forma de contato, as quais são severamente cumpridas. Visto que é um esporte - se não o mais - que preza muito pela saúde do adversário.
Sobre a divulgação, o esporte precisa de mais ênfase na mídia?
- O Brasil é o país do futebol. Apesar de ser um esporte muito antigo (há times de rugby na europa com mais de 130 anos), ele precisou de muito tempo para aprimorar as regras. Acredito que hoje, com regras bem estabelecidas, tem feito o rugby ganhar projeção maior, com transmissões ao vivo em canais de esportes, fato esse que ajuda e muito na divulgação do mesmo. O ano de 2009 foi o ano que o esporte mais cresceu no Brasil, principalmente com a divulgação de que o mesmo retornará às olimpíadas depois de muitos anos. Porém o ano de 2010 promete ser ainda melhor. A maior expectativa é que um dia o esporte se profissionalize no Brasil, podendo participar de uma copa do mundo (o Brasil, atualmente, é somente o quarto melhor país da América Latina no rugby, ficando atrás do Paraguai, Uruguai e da Argentina - país que tem uma das melhores seleções do mundo -.