quinta-feira, abril 22, 2010

Teatro Avenida

                                          Teatro Avenida,  Localização: Av. Bento Gonçalves

Um pouco da história

  
Construído pela Empresa Xavier Santos, o Teatro Avenida foi inaugurado no dia 13 de julho de 1927. Na solenidade de inauguração foi passado o filme “Cavalheiro Audaz”. No dia 16 de julho, estreou ali a Companhia Brasileira de Comédias Álvaro Fonseca, com a peça “A Dama dos Cinemas”.
            O Teatro transformou-se definitivamente em cinema em 1937 e foi o grande programa de diversão para multidões. O cinema era costume, mais que isto, um vício, numa época ainda sem televisão.
            No ano de 1985, o Teatro Avenida abriu as portas para cumprir seus deveres de divertir o público, mas dessa vez para atender a um grupo de quase quatro mil pessoas, as quais foram prestigiar o show do grupo de rock Paralamas do Sucesso. Essa nova fase do teatro teria como objetivo usar o espaço voltado à cultura e ao lazer, como proposta inicial, e dar ênfase ao teatro. Depois disso, o Teatro Avenida ainda foi palco para a famosa peça de Chico Buarque – Os Saltimbancos –, além de receber os bailarinos da Moldávia e o Ballet Folclórico da União Soviética. Outros espetáculos ocorridos no Teatro foram os shows das bandas Engenheiros do Hawaii, Ultrage a Rigor, Garotos da Rua e Roupa Nova. Bailes carnavalescos oficiais e populares também tiveram como sede o Teatro. Aos domingos, passou-se a realizar uma danceteria que levou o sugestivo nome de Mamão com Açúcar, destinada a jovens e crianças. Hoje o prédio está fechado, mas eventualmente ainda realiza atividades de entretenimento.

IF-SUL


                                          Instituto Federal sul-rio-grandense


O IF-SUL tem atualmente 4 Campus em atividade, O Campus Pelotas (sede), e os Campus de Charqueadas, Passo Fundo
e Sapucaia do Sul. Além destes, ainda existem 3 Campus em fase de construção (Bagé, Camaquã e Venâncio Aires).

História:

Em 1916 foi criada a Escola de Artes e Officios por iniciativa da Bibliotheca Pública Pelotense. O prédio só foi construído a partir de doações da comunidade e o terreno, localizado na Praça Vinte de Setembro, foi doado pela Prefeitura.
No ano de 1930 o município assume a Escola de Artes e Officios e institui a Escola Technico Profissional, que depois desta passa a denominar-se Instituto Profissional Técnico. O Instituto funcionou por aproximadamente 10 anos, sendo extinto em 1940.
2 anos depois foi criada a Escola Técnica de Pelotas (ETP), o pelotense Luís Simões Lopez foi o principal responsável pela vinda da Escola para a cidade. A inauguração ocorreu no dia 11 de outubro de 1943, com a presença do então presidente Getúlio Vargas.
O primeiro curso da ETP foi o de Construção de Máquinas e Motores, que originou o atual curso de Mecânica Industrial.
Em 1959, a ETP passou a ser administrada pelo Governo Federal, passando a se chamar Escola Técnica Federal de Pelotas (ETFPEL). A transformação para Cefet-RS (Centro Federal de Educação Tecnológica) ocorreu em 1999, o que possibilitou a oferta de vários novos cursos superiores e pós graduação. Em 2008 passou de Cefet para IF-SUL (Instituto Federal de Educação, Tecnologia Sul-Rio-Grandense).

Colunistas


Coluna
Vitor Tavares
22 de Abril de 2010

Viajar



Uma palavra sempre relacionada a finais de semanas, feriados, férias e diversão, mas para muitos estudantes é tratada como rotina, cerca 2000 alunos da cidade de Canguçu se beneficiam do transporte de ônibus para estudarem em institutos e universidades de pelotas. Através da COESC (Cooperativa dos estudantes de Canguçu) os alunos se associam e pagam a passagem diária com o custo de sete reais, ida e volta. Por consequência das viagens formam-se muitas amizades entre os estudantes que convivem diariamente. O transporte parte pela manhã ás 6h e 15min com o intuito de chegada ás 7h e 15min e retornar ao meio dia, a tarde sai de Canguçu após contornar toda a cidade para apanhar os estudantes ás 12h e 20min e com retorno ás 7h e 10min. E também pela noite onde partem dois ônibus ás 18h 00min.
Todos esses horários tem um roteiro na cidade de Pelotas, o ônibus passa pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF sul) e Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). A empresa responsável pelo transporte é a Pionesul que além do transporte de estudantes também tem linhas intermunicipais variadas. A COESC até o ultimo semestre contava com o apoio de um benefício da Prefeitura que proporcionava um custo diário de passagem por cinco reais, mas com o risco de entrar em falência a cooperativa contou com um apoio de 90 mil reais anuaís da Prefeitura Municipal que proporcionou a continuação de suas atividades, mas não na contenção dos preços das passagens.
 Hoje já se tem mais de 10% da população de Canguçu formada em algum curso nas unidades de ensino de Pelotas que contaram com as viagens diárias, e esse número tende a aumentar.

Deu GRE-NAL

                                           Dal Pozzo, próximo de treinar o Xavante.


Grêmio classificado na Copa do Brasil, Inter vindo de vitória na Libertadores e classificação. Todos estão esperando um grande confronto no GRE-NAL do final de semana, pela grande final do Gauchão 2010.
Após conseguir a conquista do 2º turno do gauchão, de virada, em cima do Pelotas, o time do Internacional ganhou um ânimo a mais para a final deste domingo, e o Grêmio mesmo não ganhando o jogo contra o Avaí se classificou para as semi-finais da Copa do Brasil. Se espera um grande confronto no primeiro jogo da final realizado no estádio Beira Rio.
O Pelotas mesmo desclassificado, está muito satisfeito com a campanha feita no gauchão, o presidente fala que pretende manter 50% do plantel para conseguir continuidade nas próximas competições.
Já o Brasil de Pelotas, está passando por um periodo de extrema modificação, após a campanha medíocre no gauchão 2ª divisão, o plantel que foi reduzido a aproximadamente 8 jogadores, ganhará reforços nas próximas semanas que antecedem o inicio da Série C do campeonato Brasileiro.
E Gilmar Dal Pozzo é a nova especulação para técnico do Brasil de Pelotas para a Série C, ele revela que tem bastante vontade de treinar o Xavante.
"Teria muito interesse. Trabalhar no Brasil me atrai muito, é um clube tradicional. Só falta o convite. Disputar uma Série C com uma torcida dessas é algo diferente. Gostei muito da cidade quando treinei o Pelotas e seria bom poder voltar."
Encerrou.