Coluna
Vitor Tavares
22 de Abril de 2010
Viajar
Uma palavra sempre relacionada a finais de semanas, feriados, férias e diversão, mas para muitos estudantes é tratada como rotina, cerca 2000 alunos da cidade de Canguçu se beneficiam do transporte de ônibus para estudarem em institutos e universidades de pelotas. Através da COESC (Cooperativa dos estudantes de Canguçu) os alunos se associam e pagam a passagem diária com o custo de sete reais, ida e volta. Por consequência das viagens formam-se muitas amizades entre os estudantes que convivem diariamente. O transporte parte pela manhã ás 6h e 15min com o intuito de chegada ás 7h e 15min e retornar ao meio dia, a tarde sai de Canguçu após contornar toda a cidade para apanhar os estudantes ás 12h e 20min e com retorno ás 7h e 10min. E também pela noite onde partem dois ônibus ás 18h 00min.
Todos esses horários tem um roteiro na cidade de Pelotas, o ônibus passa pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF sul) e Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). A empresa responsável pelo transporte é a Pionesul que além do transporte de estudantes também tem linhas intermunicipais variadas. A COESC até o ultimo semestre contava com o apoio de um benefício da Prefeitura que proporcionava um custo diário de passagem por cinco reais, mas com o risco de entrar em falência a cooperativa contou com um apoio de 90 mil reais anuaís da Prefeitura Municipal que proporcionou a continuação de suas atividades, mas não na contenção dos preços das passagens.
Hoje já se tem mais de 10% da população de Canguçu formada em algum curso nas unidades de ensino de Pelotas que contaram com as viagens diárias, e esse número tende a aumentar.